06/11/2009

Festa de Iemanjá - André Zielonka na França

Este post é especial, afinal não é todo o dia que nossos trabalhos são reconhecidos da maneira que devem, que ganham o mundo mesmo!!! Creio que todos sabemos, que isso raramente acontece por acaso, geralmente é fruto de muita persistência e trabalho daqueles que, apesar de tudo, continuam investindo naquilo que acreditam, e como inventem, não é mesmo?!
Um exemplo dessa perseverança e defesa de um ideal é a pesquisa fotográfica de André Zielonka, que há dez anos dedica-se à documentação da Capoeira de Angola no Brasil. Nesta semana inaugura a exposição "Festa de Iemanjá" em Lyon na França com parte dessa produção; confira a matéria abaixo sobre o evento. ou no : http://www.andrezielonka.blogspot.com/
(Parabéns e good vibes, meu amigo!!!)
Fotógrafo e jornalista André Zielonka vai expor imagens documentais  sobre a Festa de Iemanjá na Bahia, por meio da Associação Casamarela, instituição que participa das comemorações França-Brasil

Foto: André Zielonka - Dna. Celina, Arembepe/BA

O convite veio através da Associação Casamarela, que há alguns anos favorece o conhecimento da cultura brasileira na cidade de Lyon propondo uma programação artística eclética em torno de uma data simbólica no Brasil, o 20 de novembro : dia da Consciência Negra.

Com o passar dos anos, o evento cresceu passando a atingir um publico cada vez maior e se tornou uma referência na região.  Baseado neste sucesso, em 2009 o evento da Consciência Negra se torna um festival chamado Zoom Brasil cujo foco é a arte brasileira em toda sua diversidade.

 A programação tem como objetivo incitar o publico francês a refletir sobre as problemáticas da miscigenação e da interculturalidade a partir do encontro com os artistas convidados e suas obras. Seja nas estéticas tradicionais ou na criação contemporânea, a diversidade é o foco nas artes plásticas, no cinema, na dança, no teatro, fotografia ou na música. Assim o fotógrafo e professor de fotojornalismo André Zielonka irá expor imagens documentais sobre a festa de Iemanjá na Bahia, “o trabalho é parte de uma  documentação maior que venho desenvolvendo há 10 anos sobre a Capoeira Angola, mas estou bem feliz com a oportunidade e espero que o trabalho seja bem aceito pelo público francês”.

 Muito além dos clichês habituais, o festival ZOOM BRASIL deseja valorizar a pluralidade das culturas do Brasil através uma programação variada e de qualidade, desenhando desta forma os contrastes e paradoxos de uma cultura em movimento.

Informações: www.zoombrasil.com/mot/exposition

Serviço: A exposição acontecerá na Maison de L’amerique Latine, de 5 à 22 de novembro - Lyon - Rhône Alpes / France - ww.maison-latine.com

Sem comentários: