16/09/2008

Formatura 8º ano Escola Dendê da Serra‏

Interrompo um pouco os assuntos comuns a este blog para apresentar o belíssimo trabalho de um amigo meu, o Emílio, que há alguns anos deixou Curitiba atrás de uma busca muito especial. Conheça um pouco dessa história e se possível, divulgue, ajude! Segue e-mail enviado em 1º de setembro!

Queridos amigos,
Há 7 anos atrás, em meio a exuberância da Mata Atlântica foi plantada uma sementinha de amor. O que um dia havia sido um curral se transformou numa sala de aula, voltada para as crianças de uma das regiões materialmente mais pobres do sul da Bahia.
Esta sementinha germinou e cresceu, vencendo adversidades, sempre objetivando um futuro de luz e brilho.

Em 2005 recebi um convite para conhecer esta “plantinha” e logo me senti completamente envolvido pela iniciativa que a esta altura já não se encontrava mais naquele curral, e sim em uma sede própria, mostrando que os seres lá do Céu andavam observando o caminhar desta escola. E apoiavam!
Em 2006 entrei em sala de aula como professor de classe do então 6º ano. A missão era acompanhá-los até o 8º ano, como todo professor de classe faz em uma escola Waldorf. Estes três anos passaram voando, num piscar de olhos. Hoje estamos diante da nossa formatura, olhando para trás e sentindo o mesmo gostinho do primeiro dia de aula em 2006. Foram dias de muito estudo, de aquarelas pintadas, de músicas tocadas. Foram dias de passear, de conhecer a nossa região, sonhar! Plantamos, colhemos, construímos. Nos conhecemos. E agora chegou a hora de finalizar este processo todo.
Como forma de agradecimento a tudo que recebemos nestes anos todos (para alguns alunos são sete anos na escola Dendê da Serra), estamos ensaiando uma peça chamada Arlequim -Servidor de Dois Amos, que será apresentada no final de outubro para toda a comunidade da região. Tudo está sendo feito pelos alunos: figurino, cenário, música! E como forma de guardar esta experiência em nossos corações para sempre iremos fazer a nossa viagem de formatura. Pretendemos viajar pelo nosso estado, passando pelo sertão, pela Chapada Diamantina e pela capital, Salvador. Dias de conhecer um pouco o que nos rodeia, afinal muitos não tiveram ainda a chance de sair de pertinho de casa. Quem sabe será a única chance para outros.



Passamos o primeiro semestre produzindo lindas peças, pintando quadros, vasos, secando frutas,colocando em prática tudo aquilo que permeou o ensino durante estes anos. Com a venda arrecadamos um pouco daquilo que precisamos para realizar este sonho. Porém, ainda nos falta arrecadar mais, e é por isso que entro em contato com os amigos e com os amigos dos amigos ... A certeza de que estas crianças merecem realizar este sonho me impulsiona a escrever estas palavras, pois sei o quanto cada um se entregou a este projeto e espera pelo final feliz.
Entre no site da escola Dendê da Serra (www.dendeserra.org.br), conheça um pouco da nossa escola e da nossa história.
Veja fotos de nossa turma, tem até um vídeo de apresentação no Dia das Mães (http://www.dendeserra.org.br/noticias/arquivo/09-05-2008.html).
E caso você queira e possa nos ajudar, entre em contato comigo que poderei lhe explicar melhor nosso projeto (Emilio - emilioathayde@hotmail.com).
Espero em breve poder dar a notícia de que embarcamos!!!
Pelo site da escola será possível acompanhar nossa aventura.

Somos ao todo 18 alunos, variando entre 14 e 18 anos. O custo da viagem (em torno de 15 dias) é representado pelo aluguel de um micro-ônibus que nos acompanhe durante todo o trajeto, pelos custos da alimentação e da hospedagem, que faremos em campings.
Em Salvador seremos recebidos por amigos da escola, através de nosso querido amigo Pedro Ivo, do projeto Salva Dor, agora vivendo entre nós em Serra Grande. Abaixo deixo o número de nossa conta, aberta exclusivamente para esta viagem, agradecendo desde já aqueles que se sensibilizaram conosco!

Com muita gratidão, agradeço em nome de toda a turma,
Professor Emílio.

Banco Itaú - Ag. 0291 - C.C. 34375-4
Emilio Ferreira Athayde.

1 comentário:

Felipe Fontoura disse...

indo projeto esse do seu amigo. Lindas pessoas! Você foi ou vai fotografá-lo?
Adoro o tom pessoal do seu blog Guada!
Um beijo